1. Nem todo, Marcelo Tolentino –
Ed. Companhia das Letrinhas
A dedicatória “Aos meus pais, Lucia e Marcelo, pelas raízes e pelas asas.” abre este livro de Marcelo Tolentino.
Uma bela dedicatória para um livro sobre estereótipos, autoaceitação e liberdade, não é mesmo?
Nem todo, é um livro que celebra a diversidade e nos sugere formas de conversar sobre a importância de valorizar suas próprias diferenças e de expressá-las com liberdade. Um livro que nos convida a revisitar nossas raízes e a buscar nossas asas, enquanto toca num tema tão importante e atual: o respeito e a valorização da diversidade. Tudo isso com bom-humor, um flerte de fábula com pinceladas largas e cores fortes.
Caminhamos com cada um dos personagens, usando a estrutura do livro para chegar a um grande festejo. Afinal, a desconstrução de estereótipos deve, sim, ser festejada — embora há quem chegue atrasado nessa festa.
Este é o terceiro livro do Marcelo publicado pela editora Companhia das Letrinhas.
Título: Nem todo
Autor: Marcelo Laurentino
Revisor: Fernanda França e Adriana Moreira Pedro
Páginas: 40
ISBN: 978-65-5485-072-8
Companhia das Letrinhas
2. Terra, Carol Fernande e Yuri Franco – Ed. Letrinhas
Terra, o novo livro de Yuri Franco e Carol Fernandes, narra a relação entre uma avó e sua neta. A terra permeia essa relação com mistérios, saberes, ancestralidade e poesia.
Uma avó de poucas palavras e colheita farta cuida das sementes, do solo, da vizinhança e da neta. Uma neta ávida por palavras observa o silêncio da avó e reconhece os saberes que ela expressa ao mexer na terra.
Com carinho e muita habilidade, a avó transforma a terra em máscaras e arte, preservando e transmitindo tradições que enriquecem as memórias da família e da comunidade. Cada máscara criada carrega histórias e significados, estabelecendo uma profunda conexão com a cultura local. A criação se torna uma forma de resistência e valorização da identidade, mantendo vivas as raízes e inspirando novas gerações a se conectarem com seu legado.
Terra que nos entrelaça, que desenha a nossa história.
Terra a que, com muita sabedoria, minha avó me fez pertencer.
Para ilustrar esse livro, Carol Fernandes foi pesquisar a arte das mulheres do Vale de Jequitinhonha (MG) e, inspirada nela, criou suas próprias tintas e cores. Já o Yuri, ao ouvir uma amiga contando sobre sua avó, lembrou-se de seu avó, que também gostava de cuidar e declarava amor por meio de seus gestos, sem dizer uma só palavra. Então, decidiu transformar suas memórias em palavras. E assim nasceu Terra, como sementes transportadas no bico de pássaros para florescer outras terras e se misturar, formando um belo jardim.
Título: Terra
Autor: Carol Fernande e Yuru de Franco
Revisor: Bonie Santos e Adriana Moreira Pedro
Páginas: 38
ISBN: 978-65-5485-074
Companhia das Letrinhas
3. O porteiro, Vitor Rocha – Ed. Gato Leitor
Há quem se lembre de prédios sem grades, que com o tempo foram cercados por muros e grades, acompanhados de um porteiro e de guaridas. Há quem se lembre de um Alberto em sua vida cotidiana.
O porteiro, de Vitor Rocha, é um livro-imagem que retrata o cotidiano de Alberto, o porteiro de um prédio, e sua relação com os moradores do lugar.
Em um dado momento, por uma questão de saúde, Alberto se ausenta do trabalho, causando um verdadeiro caos na rotina de cada um dos moradores do local e, logo em seguida, é substituído por um porteiro eletrônico.
Por meio de imagens bem-humoradas que retratam situações cotidianas, o livro explora a desigualdade social e as relações entre ser humano e trabalho, evidenciando como a “modernidade” reverbera nessa frágil estrutura.
Um livro composto apenas com imagens, em que a única palavra é o nome do personagem.
Observem a imagem no verso da capa. Reparem a relação de tamanho entre as imagens da página da direita e esquerda ao longo do livro Repare também no tempo em que você permanece observando cada dupla. Ah, e não se esqueça de prestar atenção no formato do livro.
Vitor Rocha, é ilustrador e designer e estudioso do livro ilustrado.
Título: O porteiro
Autor: Vitor Rocha
Revisor: Luzia Pivetta
Páginas: 44
ISBN: 978-85-69086-27-7
Gato Leitor
É amanhã! 29/10.
Nesta terça feira, 29 de novembro, às 19h30, na livraria Miúda, Marcelo Tolentino e Yuri Franco vão se encontrar para conversar sobre livro ilustrado.
Quem trabalha com livro, ama falar de livro.
Mas quem vê um livro pronto muitas vezes não tem ideia do corre de quem vive de criar livros.
Felizmente, é cada vez mais comum autores de textos e imagens, tradutores, editores (principalmente de pequenas editoras e de editoras independentes) se mobilizarem para promover conversas sobre seu trabalho, suas relações profissionais e seus processos criativos.
Esses encontros geralmente acontecem em livrarias de rua, feiras de livro, espaços de estudo sobre livro ilustrado e nas mídias digitais. Que tal participar dessas trocas de experiências?
O de amanhã é na Livraria Miúda, o convite já foi feito.
Sigam: @livrariasimples, @lugardeler, @livrariamiúda, @ilustradoressaoautores, @festadolivro_livrariasderua e @quemtraduziu
Bizóia por aqui
Instagram: No @bizoia.comrita, posto tudo o que estou vendo. Livros que estou lendo, ilustrações que chamaram minha atenção, ilustradores que estão fazendo um trabalho legal. Também conto sobre eventos do mercado editorial de literatura para criança. Se quiserem ficar por dentro, sigam lá!