Os processos criativos de Paula Schiavon
Ilustradora conta os diferentes caminhos para chegar a narrativas visuais
Nesses muitos anos trabalhando com livro, parte da minha rotina é organizar processos. Meu trabalho é cruzar os tempos, ajustar as bordas, equalizar as ações e pensar no todo, mesmo que distante. E tudo começa no processo criativo.
Gosto muito de observar processos criativos. Imaginar que uma ação seguida da outra se somam logo ali, em algo concreto. É como ver um desenho de caminhos possíveis se formando.
Por tudo isso, gosto muito de observar os processos criativos do outro. E por isso convidei a Paula Schiavon para contar neste vídeo como são os processos dela. Quais são os seus caminhos para chegar às narrativas visuais de seus livros.
Assista ao vídeo da Paula Schiavon:
Paula Schiavon tem três livros publicados: Diário das coisas impossíveis (Ed. Livros da Matriz), Loba (Ed. Pequena Zahar) e Dia de Reis (Ed. Grua).
Antes de continuar contando sobre os livros da Paula, quero fazer um parêntese importante: ela mora em Porto Alegre, não está em perigo, mas está vivendo na pele a catástrofe que está acontecendo naquela região. Não deixe de ver, aqui embaixo, a campanha encabeçada por ela e outros autores de livros infantis.
Voltando. Em seus três livros, a Paula teve o acompanhamento de projeto da Dani Gutfreund, idealizadora do Lugar de Ler, uma biblioteca em São Paulo que oferece muitos cursos que envolvem os livros – do pensar ao fazer, passando pela experimentação e a criação.
O acompanhamento da Dani é indicado para quem tem um projeto ou uma ideia de livro e está em busca de uma orientação editorial para desenvolvê-lo. Pode ser feito em grupo ou individualmente. Desses encontros já saíram muito livros incríveis você deve conhecer.
Os três livros da Paula Schiavon
Diário das coisas impossíveis
Primeiro livro autoral da Paula, conta um dia na vida de um menino que aguarda algo especial acontecer. Com ele, vamos coletando evidências que fortalecem essa certeza.
Uma narrativa com palavras exatas e imagens fortes que dão conta do silêncio, falam de memórias, de saudades e expectativas.
Diário das coisas impossíveis já coleciona prêmios e reconhecimentos:
Seleção Cátedra Unesco 2023
Melhor livro infantil - Prêmio Açoarianos 2023
Livros arrebatadores - Seleção Revista Emília 2023
Diário das coisas impossíveis
Paula Schiavon
Livros da Matriz
72 páginas
ISBN: 978-65-8177-693-0
Loba
É um livro em parceria com Roberta Malta. Quem juntou as duas autoras foi a Dani Gutfreund quando elas iniciaram o acompanhamento de projetos que durou cerca de um ano até ser apresentado à Ed. Pequena Zahar, que publicou o livro.
Loba remete à Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault, mas não traz a floresta como um lugar ameaçador e nem o caminhar solitário da menina mata adentro como um perigo.
Loba fala do desabrochar do feminino de forma poética e empoderadora dentro de um universo desconhecido (representado pela floresta), mas que é dominado por instintos genuínos, zelado e observado por mulheres presentes e conscientes da sua natureza.
O encontro da menina com a Loba não é uma ameaça, é um lugar de atravessamento, de liberdade, de desejo e desabrochamento sem pudor. É um livro que representa o feminino do começo ao fim.
Loba
Paula Schiavon e Roberta Malta
Pequena Zahar
64 páginas
ISBN: 978-65-8889-954-0
Dia de reis
Um livro em parceria com Jussara Otaviano, Lucia Mesquita de Magalhães
e Maria Aparecida de Fátima. Trata de uma narrativa que celebra a cultura, a família
e a infância, através do encantamento de um menino com os preparativos para a festa da Folia de Reis.
Uma história que celebra tanto a riqueza das tradições culturais brasileiras quanto a conexão entre gerações. A maneira como a história reconhece e recria experiências por meio da brincadeira é um lembrete do papel do jogo e da imaginação na nossa compreensão do mundo.
Dia de Reis
Paula Schiavon, Jussara Otaviano,
Lucia Magalhães e Maria de Fátima
Grua Livros
56 páginas
ISBN: 978-6588410400
Campanhas solidárias - Rio Grande do Sul.
Sorteio Solidário ilustrado
Ela faz parte do grupo @ilustradoressaoautores e eles montaram uma ação solidária para arrecadar recursos para ajudar o Rio Grande do Sul.
Haverá um sorteio com trabalhos de 35 ilustradores para quem contribuir com o valor mínimo de R$ 15 destinados a uma ou mais instituições indicadas. O prazo final para participar é até o dia 17/05.
Paula publicou nas suas redes e pediu a leitura de todos:
Mercado editorial se une para ajudar o mercado editorial gaúcho.
O Lugar de Ler está com a campanha “No lugar do outro” com aulas online e venda de originais de artistas parceiros para ajudar o Rio Grande do Sul.
Cursos e acompanhamentos
Para saber mais sobre o Lugar de Ler e o acompanhamento de projetos:
Acompanhamento de projeto | Lugardeler.
Para quem quer se especializar em literatura para crianças e jovens, as inscrições já começaram:
Instituto Vera Cruz
Literatura para Crianças e Jovens (EAD) – Pós-Graduação.
Literatura para Crianças e Jovens - Vera Cruz
Casa Tombada
Processo seletivo - Pós-graduação O Livro para a infância - Processos contemporâneos de criação, circulação e mediação.
Por que assinar?
Todos os assinantes recebem a newsletter quinzenal (às vezes atrasa) com uma recomendação de leitura e podem entrar no grupo do Whatsapp para nossa conversa mais próxima. Os assinantes pagos recebem mais newsletters – com análises mais aprofundadas e conversas com pessoas que fazem livros para crianças. A assinatura paga também garante entrada em outros grupos do Whatsapp, como um grupo aberto para trocas. Ainda permite que você envie para mim pedidos específicos de indicação de livros. Isso sem contar os descontos especiais nos sites de algumas editoras parceiras.
Bizóia por aqui
Instagram: No @bizoia.comrita, posto tudo o que estou vendo. Livros que estou lendo, ilustrações que chamaram minha atenção, ilustradores que estão fazendo um trabalho legal. Também conto sobre eventos do mercado editorial de literatura para criança. Se quiserem ficar por dentro, seguem lá!
Novo grupo de Whatsapp: Querem ficar bem pertinho da comunidade Bizóia? Entrem no grupo de WhatsApp. Lá a conversa é mais solta.