Continuando…
Tive que separar a lista em dois envios para não ficar muito longa.
Mamãe vai para a Antártida é resultado de uma viagem de Anna Cabré e outras
99 mulheres rumo à Antártida para investigar a emergência climática e incentivar mudanças que possam ajudar a amenizar o degelo. Ao chegarem na Antártida, cada cientista tem o olhar de acordo com a sua especialização, por exemplo: uma bióloga marinha olha para o fitoplâncton, uma ornitóloga olha para os pássaros no céu. Se você fosse com elas neste barco, o que será que você olharia?
Confesso que tenho até medo disso acontecer com a gente neste verão de 2024.
O livro começa com uma noite muito, mas muito abafada em que ninguém consegue dormir. Aí, eles percebem que a Lua está der-re-ten-do. São tantos eletrodomésticos ligados juntos para que todos possam se refrescar, que logo ficam sem energia. Quer saber como tudo se resolveu, caso passe também por este sufoco?
Você encontra outras obras dela publicada no Brasil Balas mágicas – Ed. Companhia das Letras Eu sou um cachorro – Ed. Ameli
Perguntas simples sobre a Terra somada as imagens estonteantes e profundas compõem as duplas do começo ao fim do livro. Perguntas que você saberia responder rápido se fossem sobre você, mas sobre a Terra, a gente para e pensa um pouquinho. É preciso de tempo e reflexão.
Você saberia responder se a Terra sente solidão se você nunca tivesse se sentido sozinho?
A grande sacada do livro é fazer com que o leitor encontre nos próprios sentimentos a resposta para as questões da Terra.
Todos os livros que usam a água como metáfora ou falam sobre água me encantam.
A simbologia da água é ampla e sempre poética.
O que é um rio? mostra as reflexões de uma avó a partir de uma pergunta da neta que dá título ao livro.
"O rio é um fio, diz a minha avó. Ele cria padrões bonitos na superfície da Terra,
faz renascer campos e consciências, cria histórias e faz com que
diferentes lugares, épocas e pessoas se encontrem".
Sensível, informativo, cheio de metáforas sobre as águas mas também com muitas informações. Um livro para todas as idades.
Curupira é protetor da floresta e dos animais. Kappa habita os rios e lagos do Japão. Eles são dois seres mitológicos muito fortes e valentes que se encontram para defender o planeta e construir um futuro mais sustentável.
“Este mundo é a nossa casa, a Amazônia, um enorme jardim.
A gente tem que cuidar dela como a mãe cuida de mim”
Livro bilingue em português e japonês.
Por que assinar?
Todos os assinantes recebem a newsletter quinzenal com uma recomendação de leitura e podem entrar no grupo do Whatsapp para nossa conversa mais próxima. Os assinantes pagos recebem mais newsletters – com análises mais aprofundadas e conversas com pessoas que fazem livros para crianças. A assinatura paga também garante entrada em outros grupos do Whatsapp, como um grupo aberto para trocas. Ainda permite que você envie para mim pedidos específicos de indicação de livros. Isso sem contar os descontos especiais nos sites de algumas editoras parceiras.
Bizóia por aqui
Instagram: No @bizoia.comrita, posto tudo o que estou vendo. Livros que estou lendo, ilustrações que chamaram minha atenção, ilustradores que estão fazendo um trabalho legal. Também conto sobre eventos do mercado editorial de literatura para criança. Se quiserem ficar por dentro, sigam lá!
Novo grupo de Whatsapp: Querem ficar bem pertinho da comunidade Bizóia? Entrem no grupo de WhatsApp. Lá a conversa é mais solta.